Travessia Urbana

Veja como ficarão os cruzamentos após a duplicação das BRs

Juliana Gelatti

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Até o fim desta semana quem trafega pela BR-287 entre São Pedro do Sul e o Centro de Santa Maria deve ver máquinas na pista. O prazo foi dado pela construtora Sultepa, responsável pela obra do lote 1 da travessia urbana, a obra de melhoria viária e duplicação dos 14,3 quilômetros das BRs 158 e 287, entre o trevo do Castelino e a ponte sobre o Arroio Taquaram cerca de 1 quilômetro após a Ulbra.

Desde segunda-feira, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já tinha autorizado o início dos trabalhos, após a emissão da licença de instalação da Fepam, na sexta-feira passada. Porém, conforme o gerente de contratos Auri Tartari, é necessário contratar mão de obra e trazer alguns equipamentos para a cidade. Ainda assim, a Sultepa garante que antes do Natal a obra será iniciada.

A expectativa é grande, e ainda deve demorar mais de dois anos para que os motoristas da região desfrutem da duplicação. O prazo, a partir do começo da obra, é de 30 meses, o que termina em junho de 2017. Na extremidade leste da obra, no trevo do Castelinho, a responsável pela duplicação é a empresa Continental. O diretor Hélio Júnior afirmou, na manhã desta segunda-feira, que ainda não havia recebido a notificação do Dnit. A construtora deve deixar para o começo de janeiro o início das obras, após as férias coletivas de Natal.

Abaixo, é possível ver imagens de como ficarão os cruzamentos após a duplicação. Outros pontos ressaltados pelo Dnit é que a via terá iluminação em todo o trecho e ciclovia em quase todo. As paradas de ônibus também já serão colocadas pelas construtoras, e serão de concreto, como no trecho duplicado recentemente na BR-158 e na Avenida Roraima.

Após a obra pronta, motoristas e pedestres terão de se adaptar à nova realidade: atravessar a vida a pé, só será permitido nas passarelas ou nos viadutos. Os carros terão de ir até os retornos para fazer a volta, e entrar na rodovia somente nos trevos. Tudo para garantir a segurança na via, que terá o limite de velocidade de 80km/h na maior parte do trecho.

AS DUPLICAÇÕES

A obra
-  É uma obra de melhoria viária e duplicação de 14,3 quilômetros das BRs 158 e 287, entre o Trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara, cerca de 1 quilômetro após a Ulbra
- O projeto prevê a duplicação do trecho e a construção de 16 viadutos e três pontes, além de canteiros, calçadas e ruas laterais, com o objetivo de dar maior fluidez no trânsito e segurança aos pedestres e motoristas
- Os trechos urbanos das rodovias serão como avenidas, com calçadas, pontos de ônibus e iluminação ao longo de toda a duplicação
- A maior ponte será a que passa sobre o Arroio Cadena, com 60 metros
- A obra mais complexa é a que será feita no trevo da Uglione. Haverá vias em três níveis, um com a estrada escavada no terreno, pistas no nível atual, com a rotatória, e viadutos elevados

Valor e prazo da Obra
- R$ 309,28 milhões, divididos em dois lotes
- A partir desta semana, começam a contar os  30 meses para a conclusão. Numa previsão otimista, ficaria pronta em junho de 2017
- Uma etapa que pode contribuir para eventuais atrasos é a desapropriação de casas e empresas que ocuparam a faixa de domínio do Dnit ou por onde a obra passará. Isso deve ser resolvido na Justiça, por meio de conciliações com os moradores

LOTES
1º lote  – 5,1 quilômetros entre os trevos do Castelinho e da Uglione. Prevê duplicação do trecho e a construção de viadutos e passarelas nos entroncamentos com a Faixa Velha e BR-392 (Trevo da Uglione), nas proximidades do acesso à rodoviária e reformulações nos acessos urbanos

2º lote – 9,4 quilômetros entre o Trevo da Uglione até a ponte sobre o Arroio Taquara, próximo à Ulbra. Está prevista a criação de viadutos, passagens s"

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